MONIQUE ASSEMANY

Nascida no Brasil, de origem libanesa e portuguesa, a chef Monique Assemany, mudou-se para Portugal em 2007. Em Lisboa desenvolveu o projeto no seu apartamento “mi casa su casa” quando ainda este tipo de cozinha clandestina não era moda !
Recepcionar, servir , conhecer, provar e acima de tudo estar em contacto 100% com a comida e outras culturas, despertou o desejo de transformar este hobbie em profissão.

Fez as malas em 2011 e foi estudar Hotelaria em França. precisamente na Bretanha, norte de França. Trabalhou em grandes casas de cozinha clássica francesa, como Le Coq Gadby, restaurante centenário junto ao chef Julien Le Marie com 1 estrela Michelin.
Em Paris, a chef fez vários cursos de pastelaria, participando de eventos e viagens para o ensino da cultura dos queijos e vinhos franceses.

Depois da sua vivencia em França entre queijos e vinhos, pães e crepes. Desembarca em 2014 na cidade de Mérida, final das cordilheiras dos andes ( Venezuela ) e inaugura o –
– Restaurante El Camino – com a proposta de cozinha franco-brasileira. Uma proposta culinária sem segredos, com técnicas clássicas da cozinha francesa com o encontro da cozinha brasileira e ingredientes venezuelanos. Cultivando a sua própria horta, aves, entre outros animais mantendo o restaurante cada vez mais sustentável ! Voltando as origens da cozinha clássica brasileira ! Uma verdadeira fusão ! Autêntica e ousada !

” Fiz um trabalho de pesquisa muito grande, a cozinha brasileira ocupa um posto muito importante no cenário gastronômico mundial. Fazer uma fusão é algo muito arriscado, uma linha muito tênue. É preciso ter coerência, respeitar a química dos alimentos e nunca pensar que sabe tudo sobre essa ou aquela cultura gastronômica… ”

Atualmente a chef se dedica aos seus projetos de estudos e pesquisas gastronômicas, é consultora de menu, e fundadora de BIOOIB, Healthy Foods.